Proposta que suspende construção de usinas nucleares será discutida em audiência pública no Senado

As medidas que o Brasil deve adotar em relação à utilização da energia nuclear serão discutidas em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, com a participação de outras comissões. O debate visa instruir projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que propõe a suspensão por 30 anos da construção de novas usinas nucleares no país.

A proposta estava na pauta da comissão desta quinta-feira, 22 de setembro, e foi retirada para que os senadores discutam melhor o assunto, avaliando a necessidade da suspensão e o prazo adequado para duração dessa medida. O relator da proposta, senador Roberto Requião (PMDB – PR), observou que o Brasil possui outras fontes alternativas de energia limpa e que não precisa investir em energia nuclear. Apesar dos progressivos aperfeiçoamentos em tecnologia, ainda de acordo com Requião, a utilização da energia nuclear ainda se apresenta como uma fonte insegura e em eventual acidente, além das perdas humanas, inutiliza recursos naturais e causa prejuízos às gerações futuras.

No entanto, o senador considera importante a continuação de pesquisas na área. “Deixemos que os países que têm tecnologia e precisam desta energia financiem as pesquisas e corram os riscos. O Brasil tem muitas outras fontes alternativas e não precisa correr esse risco”, disse o senador.

Fonte: Canal Energia