Projeto de pesquisa da Aneel em energia solar atrai 95 empresas

Companhias de todas as áreas do setor elétrico apresentaram interesse na chamada pública para geração fotovoltaica.

Crédito: GettyImages

Embora ainda esteja engatinhando no País, o setor de energia solar tem atraído cada vez mais atenção dos agentes de mercado. Prova disso é o resultado de uma chamada pública aberta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área de geração fotovoltaica. Um documento do órgão regulador apontou que 95 empresas mostraram interesse em participar do programa.

Na lista, aparecem concessionárias de distribuição, geradoras, empresas de transmissão e holdings com atuação em todos os elos do setor elétrico. Todas foram consideradas habilitadas para a chamada pela Aneel, mas duas teriam se apresentado fora do prazo estabelecido. Segundo a agência, o objetivo do programa é incluir a fonte na matriz elétrica brasileira e reduzir seus custos.

O projeto da Aneel incluira a instalação de uma usina conectada direta ou indiretamente, por meio de unidades consumidoras, à rede de distribuição ou transmissão, com potência entre 0,5MW e 3MW. Também deve entrar no escopo do projeto a instalação de sistema de aquisição, monitoração e análise de dados, considerados indispensáveis para a avaliação do desempenho técnico-econômico da iniciativa.

Parte dos custos da implantação do programa deverá ter contrapartida de recursos financeiros externos ao programa de P&D ou equivalentes. Esses valores, de acordo com a Aneel, poderão ser compensados por meio dos próprios benefícios econômicos resultantes do empreendimento.

Fonte:Jornal da energia