O horário de verão e suas vantagens

Assim como vem acontecendo há 27 anos, ininterruptamente, vamos começar mais uma edição do Horário de Verão, a partir do dia 16 de outubro. Nesse dia, os relógios de milhões de brasileiros, em dezesseis estados, deverão ser adiantados em uma hora para otimizarmos o uso da capacidade de fornecimento do sistema elétrico do país.

Mesmo com acesso à informação, parte da população ainda desconhece os benefícios do horário de verão. Para que suas vantagens sejam percebidas, é necessário conhecer um pouco do funcionamento do setor elétrico. Entre o final da tarde e o início da noite, encontra-se o período do dia em que mais se consome energia elétrica. Neste momento é que o sistema atinge o seu pico de carga coincidente, ou seja, todos aumentam o consumo de energia no mesmo momento.

Nesse período de demanda mais acentuada entra em funcionamento o serviço de iluminação pública nas cidades, o acionamento de placas e luminosos comerciais, aumenta-se o consumo nas residências. Ao se deslocar o horário oficial em uma hora, dilui-se a entrada desses equipamentos ao mesmo tempo.

Outro benefício importante para os clientes é uma tarifa mais barata, com a diminuição nos custos da operação do sistema. O brasileiro já se conscientizou que o horário de verão é uma solução inteligente. Pesquisas mostram isso e também depoimentos de grande parte da população em veículos de imprensa e redes sociais. Anual, a medida desta vez vem com maior duração – 133 dias: um recorde na história brasileira.

Fonte: Jornal da Energia