França quer determinação para lutar contra programa nuclear do Irã

O último relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o programa nuclear iraniano aponta a necessidade de “atuar com determinação para responder à falta de cooperação” da República Islâmica, afirmou nesta sexta-feira o ministério francês das Relações Exteriores.

“Esse informe confirma de maneira precisa as graves preocupações da comunidade internacional” e “mostra a urgência de atuar com determinação para responder à falta de cooperação por parte do Irã”, declarou o porta-voz da chancelaria, Bernard Valero.

A AIEA afirmou na quinta-feira que o Irã pode estar fabricando uma bomba atômica.

O enriquecimento de urânio iraniano “gera preocupações sobre a potencial existência de atividades secretas passadas ou presentes no Irã, relacionadas com o desenvolvimento de uma carga nuclear para um míssil”, assinala o diretor da Agência, Yukiya Amano, em seu primeiro informe ao Conselho de Segurança da ONU.

A França, que exerce neste mês a presidência do Conselho, é a favor de reforçar as sanções contra o Irã, suspeito por países ocidentais de tentar criar uma arma nuclear.

O país islâmico, que afirma que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos, disse nesta sexta-feira que as suspeitas da AIEA são totalmente “infundadas”.

Fonte:G1