Consórcio construtor de Belo Monte inicia as obras do primeiro canteiro

Usina, com 11 mil MW de capacidade instalada, está prevista para entrar em operação em 2015; investimento previsto na construção do projeto é de R$ 27 bilhões

SÃO PAULO – O consórcio construtor Belo Monte, liderado pela Andrade Gutierrez, iniciou no final da semana passada a montagem do primeiro canteiro de obras da usina Belo Monte, a ser construída no Rio Xingu (PA). As primeiras ações do consórcio foram a de executar o serviço de terraplanagem do terreno e supressão vegetal da área. Na próxima semana, a expectativa é de que cheguem ao canteiro os equipamentos pesados adquiridos da Caterpilar para a execução das obras.

Segundo a nota enviada pelo consórcio, os trabalhadores que estão no local também estão construindo os escritórios, ambulatórios médicos, almoxarifado, carpintaria, oficina mecânica, rampas para lavagem de caminhões e máquinas pesadas, refeitório e uma cozinha industrial capaz de oferecer mil refeições por dia. Além disso, os funcionárias também estão montando os 18 alojamentos climatizados, cada um capaz de abrigar 32 pessoas, até a conclusão das construções definitivas.

O consórcio foi contratado pela concessionária Norte Energia para implantar a hidrelétrica. A usina, com 11 mil MW de capacidade instalada, está prevista para entrar em operação em 2015. O investimento previsto na construção do projeto é de R$ 27 bilhões.

Fonte: Estadão