Começam as obras no canteiro da hidrelétrica de Belo Monte

Norte Energia anuncia início de trabalhos de terraplanagem para a construção da usina

A Norte Energia, responsável pela instalação e futura operação da hidrelétrica de Belo Monte (11.233MW) iniciou nesta semana, na região de Altamira, no Pará, as primeiras obras do projeto. Os trabalhos começaram na segunda-feira (07/03), com a implantação de melhorias no acesso ao Sítio Pimental, no Travessão 27 – local onde será construído o vertedouro e a casa auxiliar (subestação) da usina.

O melhoramento do acesso está previsto na licença de instalação parcial concedida pelo Ibama para o empreendimento em 26 de janeiro deste ano. A licença autoriza atividades e instalações como canteiros industriais pioneiros e acampamentos dos sítios Belo Monte e Pimental, almoxarifados, escritório de engenharia, enfermaria, refeitório, terraplanagens e melhorias de acessos já existentes.

A Norte Energia S.A. e a Construtora Belo Monte/CCBM, começaram a implantação da infra-estrutura de acesso ao Sítio Pimental com a utilização de patrulha mecanizada de terraplanagem. A patrulha mecanizada é formada por um conjunto de máquinas e equipamentos que inclui uma motoniveladora, pá carregadora e caminhões de terraplanagem.

O engenheiro responsável, José Biagioni, da Norte Energia, explica que esta fase da obra se refere apenas aos trabalhos autorizados na LI expedida pelo Ibama. Ou seja: melhoria de acessos para que possa ser construído o canteiro de obras para alojar os trabalhadores que vão participar de diversas ações, entre elas o projeto de saneamento da região e outras intervenções previstas nas condicionantes socioambientais que envolvem 11 municípios (Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Uruacá, Placas, Porto de Moz, Gurupá e Pacajá).

Com estimativa de iniciar as operações no dia 31 de dezembro de 2014, Belo Monte será a maior usina hidrelétrica brasileira e a terceira maior do mundo. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a construção da planta deve gerar cerca de 20 mil empregos diretos.

Fonte: Jornal da Energia