Universitários criam aplicativo para avaliar comida do bandejão

bandejAoiGLOBO

RIO – “Se soubesse que a comida estava ruim, não teria vindo almoçar.” Este pensamento soou como um estalo para uma dupla de estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que criou um aplicativo para avaliar as refeições servidas no restaurante universitário. Com o “RU App”, os frequentadores do bandejão da universidade podem agora consultar o cardápio do dia pelo celular e acompanhar o que os usuários estão achando da comida.

 

Por trás da ideia estão os alunos João Tito Almeida Vianna, de 22 anos, e Hugo Valente, de 25. Eles levaram cerca de dois meses e meio para desenvolver a ferramenta, que conta com três telas divididas entre cardápio, avaliação e resultados. Na hora de votar, os usuários escolhem entre “muito bom”, “bom”, “ruim” e “muito ruim”.

 

– Nosso objetivo é que as pessoas possam ver se os frequentadores estão gostando ou não da comida, antes de almoçar. Mas sabemos que a iniciativa também é boa para o restaurante, já que vai apontar diretrizes sobre o que dá certo e o que não agrada – conta João Tito, acrescentando que, em geral, a comida servida no local é de boa qualidade.

 

Lançado há menos de um mês, o app teve 120 downloads e a página do programa no Facebook reúne 500 curtidas. A expectativa é que esse número aumente consideravelmente a partir do próximo dia 30, quando os estudantes da UFJF retornam das férias.

 

Até lá, é possível que o público encontre o programa ainda mais incrementado. João Tito conta que não dominava as ferramentas de programação até lançar o “RU App” , mas segue investindo nos estudos para agregar mais recursos ao aplicativo:

 

– Queremos que os usuários possam postar comentários sobre a avaliação e especificar quesitos, como higiene e serviço. Além disso, estamos buscando uma forma de disponibilizar o programa para a plataforma IOS, da Apple – diz o estudante. Por enquanto, o recurso está disponível apenas para Android.

 

Parceria

 

A coordenadora do restaurante, Mariza Dessupoio, elogiou a iniciativa e disse que, se administrada com seriedade, poderá ser muito útil para a instituição.

 

– Gostaria de trabalhar em parceria com esses estudantes. A gente já recebe uma boa resposta dos alunos pelo nosso trabalho e isso pode nos ajudar a conhecer melhor a opinião deles – comentou.

 

A UFJF conta com dois restaurantes universitários. Juntos, eles oferecem, em média, 5.800 refeições por dia, entre café da manhã, almoço e jantar, ao custo de R$ 1,40.

Fonte: globo.com