Google vai usar balões para ajudar a restaurar a rede telefônica de Porto Rico

O Google está preparado para lançar balões nos céus do Caribe, na tentativa de restaurar redes telefônicas em Porto Rico devastado por furacões.

A Alphabet Inc. que controla o Google, obteve autorização da US Federal Communications Commission (FCC) para implementar os dispositivos – desenvolvidos a partir de 2013 como parte de um projeto conhecido como “Loon”.

Ele pretende restabelecer temporariamente a rede celular de Porto Rico – onde 83 por cento das redes ainda estavam sem serviço sexta-feira.

“Mais de duas semanas após o furacão Maria ter atingido o país, milhões de porto-riquenhos ainda não têm acesso a serviços de comunicação necessários”, afirmou o presidente da FCC Ajit Pai em um comunicado.

A Loon, parte de uma série de projetos futuristas do laboratório “X” da Alphabet, foi originalmente criada para fornecer cobertura na internet em áreas rurais subdesenvolvidas.

“Precisamos adotar abordagens inovadoras para ajudar a restaurar a conectividade na ilha”, acrescentou o presidente da FCC, pedindo que as operadoras sem fio “cooperem com o Project Loon para maximizar as chances de sucesso desse esforço”.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

Fonte: Engenharia É

logo_pet2