“Smart Street” transforma passos dos pedestres em energia

A instalação interativa em Londres conta um pavimento cinético e um aplicativo que informa a quantidade de energia gerada pelos seus passos.

A empresa Pavegen divulgou a primeira “Smart Street” do mundo, uma rua emLondres com pavimento cinético que gera energia elétrica a partir dos passos dos pedestres. A instalação de 107 metros quadrados tem uma novidade: o pedestre pode baixar um aplicativo que informa a quantidade de energia produzida pelo seus próprio passos, e a partir disso, cede vouchers e descontos para o usuário em diversas lojas ao longo da rua. É dessa interação que vem o nome “rua inteligente”.

Com a força dos passos, o piso de vinil fornece energia para lâmpadas da Bird Street e de ruas próximas, além de ativar alto falantes que emitem sons de pássaros por toda a avenida. A instalação também conta com um banco purificador de ar, que possui uma pintura especial que absorve o dióxido de nitrogênio proveniente das emissões de gases fósseis. A aplicação dessa tecnologia nas cidades e no cotidiano é uma ideia promissora. A busca de novas fontes de energia é uma alternativa ao petróleo, que é não renovável e poluente. Este pavimento poderá ser usado dentro de casa, nas ruas e também em rodovias, produzindo energia limpa. O design no vinil pode ser customizado nas mais variadas cores e texturas.

Pavegen já completou mais de 150 projetos ao redor do mundo, incluindo um campo de futebol no Morro da Mineira, no Rio de Janeiro com a mesma tecnologia.

Fonte: Casa Cláudia

logo_pet2