Carlo Ratti e Sidewalk Labs propõem calçamento de rua modular e reconfigurável

O escritório Carlo Ratti Associati, em colaboração com o Sidewalk Labs da Alphabet, divulgou uma proposta de sistema de pavimentação modular chamado “Dynamic Street.” Buscando tornar as ruas “reconfiguráveis, mais seguras e mais acessíveis aos pedestres, ciclistas e futuros veículos autônomos”, o projeto estará em exibição no espaço de experimentações da Sidewalk Lab em Toroto nos próximos meses.

Através de uma série de placas de pavimentação modulares hexagonais, o projeto explora os padrões que podem ser criados através da reconfiguração desses módulos, “permitindo que a rua crie uma faixa extra durante a hora do rush, ou transforme-se em uma praça para pedestres à noite.”

O protótipo conta com luzes embutidas em todos os 232 módulos capazes de comunicar cruzamentos, zonas de desembarque e outros usos. Também existe potencial para cada módulo receber um elemento plug and play, como postes de luz, balizas ou até tabelas de basquete. O protótipo em exposição oferece aos visitantes a oportunidade de controlar um reconfigurador digital, demonstrando a flexibilidade do projeto para criar cenários urbanos.

“Dynamic Street cria um espaço para a experimentação urbana: com este projeto, pretendemos criar uma paisagem urbana que responda às necessidades em constante mudança dos cidadãos. Estamos entusiasmados em trabalhar com a Sidewalk Labs na medida em que exploramos uma nova integração entre a rua como espaço físico e as tecnologias digitais.”
-Carlo Ratti, fundador da Carlo Ratti Associati

Fonte: Arch Daily

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

logo_pet2