Olho artificial inspirado em insetos está pronto para uso

010110130523-olho-composto-curvace-2Olho artificial curvo

Segundo os cientistas, câmeras hemisféricas inspiradas nos olhos dos insetos podem permitir a construção de olhos artificiais superiores aos olhos humanos.

A última demonstração veio de uma equipe envolvendo institutos de pesquisa e universidades da França, Suíça e Alemanha.

O protótipo foi chamado deCurvACE – curved artificial compound eye, ou componente ocular artificial curvo.

Em comparação com os olhos de lente única – como os olhos humanos – os olhos compostos oferecem resolução mais baixa, mas campos de visão significativamente maiores e uma distorção quase nula – além de poderem ser muito mais finos.

As câmeras digitais são inspiradas nos olhos de lente única. Contudo, câmeras com sensores de lentes múltiplas podem ser muito mais eficientes na detecção de movimento e no cálculo de distâncias.

Estas informações são essenciais para uma série de tecnologias emergentes, incluindo sistemas anticolisão para automóveis e sistemas de pouso e decolagem automáticos para aviões.

010110130523-olho-composto-curvaceBiomimetismo

A nova câmera curva, ou olho artificial curvo, oferece uma visão panorâmica com uma resolução idêntica à obtida pelo olho da mosca-da-fruta, em um dispositivo que mede menos de 1 milímetro de espessura.

Mas o aparelho supera o olho da mosca-da-fruta em velocidade, sendo capaz de capturar imagens três vezes mais rápido.

De olho nas aplicações tecnológicas, os pesquisadores incluíram ainda fotorreceptores neuromórficos – que imitam as células nervosas – que permitem a detecção de imagens em uma ampla variedade de ambientes, de um dia ensolarado até o equivalente à luz da Lua.

O dispositivo completo já inclui um sistema integrado de visão artificial, estando pronto para ser integrado em sistemas de vigilância, robôs, veículos autônomos, incluindo VANTs, sistemas de imageamento médico etc.

 

FONTE: Inovação Tecnológicalogopet