Estudantes brasileiros conquistam ouro, prata e bronze em campeonato mundial de robótica

A RoboGames, olímpiadas de robô que ocorreu entre os dias 21 a 23 de abril em Pleasanton CA, a 30 minutos do Vale do Silício, é a maior competição de robôs nos EUA. Ela dá a oportunidade para estudantes de todo o mundo competir em mais de 50 eventos diferentes: robôs de combate, bombeiros, humanoides, bots de futebol, bots de sumô e muitos outros. Alguns robôs são autônomos, alguns são controlados remotamente – mas eles são todos incríveis! O evento é aberto e qualquer um pode participar.

Alguns alunos brasileiros marcaram presença no evento, eles são da Universidade Federal de Itajubá(UNIFEI), a equipe é a Uai!rrior e competiu em 5 categorias da RoboGames.

O combate de robôs, categoria de maior dedicação da Equipe, funciona como um UFC de máquinas. O objetivo principal é nocautear o adversário e caso isso não aconteça em três minutos, os juízes podem avaliar a partida em danos causados e agressividade dos oponentes. A Uai!rrior levou para o outro lado do mundo representantes de quatro categorias de combate, os pequenos Bacon e Ricota, de 450g e 1,36kg respectivamente e os pesos médio Federal M.T e General de 27,6kg e 55,4kg.

A equipe “Cálculos Hockey Team” participa de uma categoria um pouco diferente, bem similar ao hockey sobre o gelo. Dois times, de três robôs cada, são desafiados a realizarem o maior número de gols na equipe adversária no período de 10 minutos. Infelizmente o pódio não foi alcançado desta vez, mas a equipe já está avaliando os erros e possíveis melhorias para a próxima disputa.

Os resultados foram satisfatórios, depois de disputas acirradas em todas as categorias, Ricota conquistou a medalha de bronze e Federal M.T a medalha de prata. General foi consagrado campeão de sua categoria e conquistou uma medalha de ouro para o Brasil.

Saiba mais acessando o site da equipe.

Fonte: Engenharia é