Ibama concede licença de operação para Usina de Belo Monte

O150928161037_tapajos3_624x351_greenpeace_nocredit Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu nesta terça-feira (24) a licença de operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o que autoriza o enchimento do reservatório da usina.

Maior projeto do país na área elétrica, Belo Monte deveria ter começado a gerar energia, e a entregá-la a seus clientes, em 28 de fevereiro de 2015. Nesta data, de acordo com cronograma previsto em contrato, entraria em operação a primeira turbina da hidrelétrica.

O Ibama convocou uma entrevista coletiva na tarde desta terça, na sede do órgão, em Brasília, para falar sobre o assunto. Ao iniciar a sua fala, a presidente do Ibama, Marilene Ramos, foi interrompida por um grupo de indígenas da região do Xingu, que protestavam contra a construção da usina.

Os índios reclamam que não houve consulta prévia aos povos afetados pelo empreendimento antes da emissão da licença de operação da usina.

Conforme Marilene, esta é apenas uma das etapas, das outras que virão, nas fases seguintes. Ela disse ainda que o Ibama mantém atualmente uma equipe fixa na região para fazer o acompanhamento permanente das condicionantes estabelecidas pela licença de operação. A equipe deve ficar na região por três meses.

“A licença de operação traz com ela um conjunto de condicionantes para que a operação aconteça e, à medida da necessidade, nós vamos continuar com esse acompanhamento e promovendo ajustes”, afirmou.

 

Fonte: Agência Brasil, G1

Logo Pet 2