Google está usando o Street View e Earth para mapear os níveis de poluição

A Google está tomando uma grande iniciativa na questão da poluição urbana. Como forma de ajudar a proteger o meio ambiente, a companhia se uniu à empresa Aclima para fazer a medição dos níveis de poluição do ar do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Durante o processo, os locais identificados como poluídos são sinalizados dentro do Google Earth.

Por enquanto, o trabalho pode ser visto na área de São Francisco, Los Angeles e Central Valley. Foram percorridos mais de 160 quilômetros com os veículos do Google Street View, por mais de quatro mil horas.

 

Karin Tucen-Bettman, gerente do programa Google Earth Outreach, comenta sobre os benefícios do projeto.

“Cientistas e especialistas da qualidade do ar usam essas informações para auxiliar organizações locais, governantes e reguladores na identificação de oportunidades de alcançar melhorias e soluções na qualidade do ar”, afirma a gerente.

Karin também conta que as medidas indicam, em sua maioria, rodovias congestionadas e trânsitos em ruas locais, e que cientistas podem usar os dados coletados pela Google e Aclima para usar em pesquisas.

Esperamos que essas informações nos ajudem a construir cidades mais inteligentes e sustentáveis, fazendo com que gases do efeito estufa sejam reduzidos, melhorando a qualidade do ar para uma vida mais saudável”, complementa Tucum-Bettman.

Até então, foram mais de um bilhão de dados coletados. No curto vídeo abaixo é possível conferir uma amostra da execução do projeto:

 

 

Fonte: CanalTech

logo_pet2