Algodão inovador poderia resolver problemas com derramamento de petróleo

Um experimento que estava sendo realizado era incluir pequenas mudanças na produção de uma cera. Mas algo falhou. “Provavelmente alguém definiu uma temperatura e pressão erradas”, explicou o químico Ernst Krendlinger.

Como resultado, uma substância fibrosa estranha conseguiu dez toneladas, lembrando técnicos de lã de algodão. “Livrar-se dessa enorme quantidade de material teria causado enormes custos”, diz Krendlinger.

Então o químico e sua equipe começaram a fazer experimentos nesse estranho material quimicamente composto de hidrocarbonetos de cadeia longa (alifáticos); Dada a sua estrutura química, tentaram criar velas, modificaram asfalto para estradas e até tintas plásticas.

Mas então eles fizeram uma descoberta: o material foi capaz de absorver muito eficientemente quantidades importantes de substâncias como óleo, diesel e outras substâncias químicas, enquanto ao mesmo tempo rejeitava a água.

“Até onde eu sei, essas características são únicas no mundo”, disse o químico à imprensa. “Foi como ter inventado um algodão mágico.” Finalmente, para o aglutinante hidrofóbico recém descoberto, os funcionários da empresa deram a ele o nome oficial de Deurex Pure.

Segundo a empresa Deurex, o produto é capaz de absorver 6,55 vezes seu próprio peso de óleos poluentes. O instituto de testes independente DEKRA certificou que o material tem um componente de ligação extremamente alto: 100 kg de Deurex Pure podem absorver mais de 600 litros de óleo.

Também tem vantagens ambientais. É reciclável, ecologicamente correto, insolúvel em água, resistente a intempéries e sempre flutua, mesmo se saturado. Este produto o European Inventor Award de 2017, do European Patent Office.

Usos do Deurex Pure

A Deurex atualmente produz 1.000 toneladas desse produto por ano, que são usadas em uma ampla variedade de setores. Bombeiros e serviços de assistência técnica na Alemanha usam tampões auditivos Deurex Pure. Ativistas ambientais como o Grupo Um da Terra utilizou com sucesso este produto em um recente derramamento de óleo na Nigéria. Ainda há muito o que melhorar, mas este é um produto com muito potencial e que esperamos que seja amplamente utilizado.

 

Fonte:Engenharia é

logo_pet2