Model X da Tesla recebe 5 estrelas em testes de colisão

A National Highway Traffic Safety Administration acaba de premiar o Tesla Model X com classificação de segurança de 5 estrelas (pontuação máxima) em todas as categorias e subcategorias. A nota foi recebida depois da entidade realizar o primeiro teste de colisão com veículo elétrico de Elon Musk desde o seu lançamento, em 2015.

A avaliação mostra que o Model X é o SUV mais seguro disponível no mercado e um dos carros mais bem preparados para colisões do mundo. De acordo com a Tesla, o resultado se deve ao fato do veículo ser movido a energia elétrica e também ao seu design. Como o conjunto de baterias fica posicionado na parte inferior do carro, seu peso acaba sendo melhor distribuído. Dessa forma, o centro de gravidade do Tesla Model X é mais baixo, o que reduz as chances de capotamentos, um dos maiores problemas dos SUVs.

A companhia de Elon Musk explica, ainda, que por conta de todo o sistema de segurança do carro, proprietários do Model X têm probabilidade de 93% de sair de um acidente sem ferimentos graves. De fato, o executivo já relatou diversos acidentes envolvendo seus veículos em que motoristas e passageiros saíram ilesos.

Confira os testes feitos pela National Highway Traffic Safety Administration.

Se você ainda não conhece o Model X, essas são algumas das características do modelo:

Superpotente
Existem duas versões de motorização para o Model X: a versão “básica” 90D possui dois motores de 259 cavalos, um para cada eixo, enquanto a top de linha utiliza um motor de 259 cavalos na dianteira e outro, ainda mais poderoso, de 503 cavalos na traseira. Ambas versões chegam a 250 km/h de velocidade máxima.

0 a 100 km/h em 3,8 segundos
Graças aos motores elétricos, a aceleração do Model X é impressionante. Na versão 90D faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, mas ainda distante da P90D, que leva somente 3,2 segundos para alcançar tal marca.

Para-brisa de “helicóptero”
O para-breisa do Model X também não é nada convencional. Com vidro que se estende pelo teto do veículo, o SUV faz com que o usuário se sinta “como em um helicóptero” devido ao amplo tamanho da área envidraçada.

Para-brisa do Tesla Model X (Foto: Divulgação)         Para-brisa do Tesla Model X (Foto: Divulgação)

Asas de gaivotas
Chamada de “falcon wings” (asas de falcão, em inglês), pela fabricante, as portas traseiras do veículo realmente chamam a atenção. Além de ornamentar com o visual, elas possuem um efeito prático: facilitar a entrada para a terceira coluna de assentos, já que o carro leva até 7 pessoas. As portas, inclusive, se encolhem para abrir e fechar, ajudando em locais de tamanho reduzido.

Tesla Model X tem portas no estilo asas de gaivota (Foto: REUTERS/Stephen Lam)              Tesla Model X tem portas no estilo asas de gaivota (Foto: REUTERS/Stephen Lam)

Utilitário
Como foi dito, o Model X pode levar até 7 adultos, com três fileiras de bancos. É possível escolher entre opções com 2 assentos ou 3 assentos na segunda fileira.

Fonte: CanalTech, G1

logo_pet2