Lentes de contato dão visão telescópica a usuário

1_2Lentes de contato que combinadas com óculos especiais podem fornecer uma visão telescópica para seus usuários estão sendo desenvolvidas por pesquisadores dos Estados Unidos e da Suíça.

Essa combinação das lentes com os óculos torna possível ampliar 2,8 vezes o tamanho de uma imagem visualizada pelo usuário. A mudança de um visão normal para um telescópica poderá ocorrer através de filtros polarizadores e de um ajuste apropriado dos óculos.

Esse sistema de visão telescópica foi desenvolvido para ajudar pessoas que sofrem com a cegueira provocada pela idade, mas também pode ter aplicações militares.

Os pesquisadores Joseph Ford, da Universidade da Califórnia, e Eric Tremblay, da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne), na Suíça, construíram o sistema que filtra a luz adaptando óculos usados em televisores 3D.

Segundo Tremblay, a parte mais difícil do projeto foi tornar as lentes respiráveis, já que se você quiser usar as lentes por mais de 30 minutos é necessário que elas permitam que o olho respire. A lente deve permitir, assim, a entrada de gases para que a córnea não fique sem oxigênio.

As versões das lentes permeáveis aos gases devem passar pelos primeiros testes clínicos em novembro. O objetivo é que portadores de deficiência visual consigam usar o equipamento o dia inteiro.

”É encorajador que produtos inovadores como as lentes de contato telescópicas estejam sendo desenvolvidos, especialmente quando melhoram a visão que sobrou nos pacientes. Qualquer coisa que ajude a maximizar a visão funcional é muito importante, porque as pessoas com deficiência readquirem alguma independência e ficam menos isoladas”,  afirmou Clara Eaglen, gerente de ações de saúde da organização RNIB, que auxilia pessoas com problemas de visão.

As lentes podem também ser empregadas em outras áreas. Isso porque a pesquisa está sendo financiada pelo Darpa, o braço de pesquisas das Forças Armadas dos Estados Unidos.

 

 

FONTE: G1logopet