Google fará do Android o sistema operacional dos carros da Audi e Volvo

Sistema permitirá controlar ações centrais do carro, desde o ar-condicionado às janelas. Companhia informou que apresentará novo Android Auto na conferência I/O

No último ano, o Android Auto se manteve neutro. Mesmo depois de tornar o aplicativo independente  – removendo a exigência do carro, a iniciativa ainda não tinha ganhado tração.

Ainda esperamos para que a maioria dos nossos apps favoritos entrem na jogada, incluindo o Waze, que foi prometido no ano passado durante a conferência para desenvolvedores I/O.

De forma geral, o Android Auto não avançou além do seu conceito inicial. Entretanto, uma nova parceria com a Audi e Volvo tem como objetivo levar o app a uma nova fase. De acordo com um post publicado em seu blog, o Google está levando o Android Auto diretamente aos carros, com um painel exclusivamente Android. No ano passado, durante a mesma I/O, nós tivemos a oportunidade de ver um Maserati alimentado com o Android, mas agora o Google parece estar sério em avançar e entregar sua visão para carros conectados.

O gerente do projeto Haris Ramic disse que o novo sistema irá trabalhar com apps familiares como o Google Maps, Spotify e NPR, mas também “poderia permitir que você controle o seu ar condicionado, o teto solar e as janelas.”

Além disso, o novo sistema irá se integrar com o Google Assistant, de forma semelhante como a Apple fez com a Toyota e outras fabricantes com o Siri Eyes Free. Anteriormente, o Google havia anunciado que também acrescentaria o assistente do Google ao Android Auto.

A Bloomberg News coloca mais contexto à notícia, reportando que motoristas não precisarão conectar um aparelho Android em seus carros para acessar qualquer recurso do sistema, e montadoras terão a habilidade de personalizar os controles, interface, e aplicações pré-carregadas no sistema operacional, assim como fabricantes de telefones fazem.

A versão do software que a Bloomberg viu possui “três janelas principais para usuários: um painel central para rodar música, fazer ligações e navegação: outra com uma rede de funções centrais do carro, e uma terceira que lista apps Android. Um botão no volante e um comando de voz que consegue ativar o assistente do Google.

O Google disse que irá apresentar o novo sistema Android Auto para sistemas Volvo e Audi durante a conferência I/O.

A estrada à frente

Essa é a próxima etapa lógica para o Android Auto. Enquanto o atual método centrado no app está bem, um sistema no topo de um sistema não é a solução mais elegante e limita o que o Google consegue abraçar – sobretudo, nós ainda estamos esperando suporte wireless, Waze e o assistente do Google.

Mas fato é que nós mal podemos esperar para dar uma olhada nas novas integrações com automóveis durante a I/O e esperamos que o Google feche mais parcerias para anunciar nos próximos meses.

Fonte: IDGNow!