Conheça o mini-mercado que funciona sem nenhum funcionário

Os avanços da inteligência artificial podem ajudar os sistemas e robôs a ocuparem diversos cargos, mas você já imaginou como deve ser, por exemplo, um mercado sem nenhuma pessoa? Uma empresa chamada Wheelys decidiu testar a ideia com um espécie de mercearia móvel que pode andar sozinha.

O estabelecimento, chamado Moby, só abre as portas para quem é autorizado e possui um app em seu celular. Ao entrar, basta escolher suas compras e colocá-las em uma cesta inteligente. Ao acabar, basta sair pela porta. O pagamento é feito automaticamente, mais ou menos como acontece na loja conceito da Amazon.

Reprodução

Como mostra o Engadget, a empresa explica que toda a loja funciona a base de energia solar e que pode se abastecer automaticamente, se dirigindo a um armazém sozinha.

Reprodução

A ideia da Wheelys é posicionar esse tipo de estabelecimento em pequenas cidades rurais, onde não há nenhum tipo de mercado. Eles sugerem que uma comunidade possa adquirir uma Moby por US$ 30 mil, mais uma taxa de suporte logístico. Veja como funciona:

Fonte: Olhar Digital