Vantagens e desvantagens do sistema seguidor solar fotovoltaico

Um seguidor solar fotovoltaco ou também denominado de rastreador solar é um dispositivo que orienta um sistema de células fotovoltaicas (painel solar) em direção da luz solar de forma a esses sistemas conseguirem captar mais energia solar.

Por outras palavras, um seguidor ou rastreador solar não faz mais do que diminuir o ângulo de incidência entre os raios solares e a matriz do painel solar, aumentando desta forma a eficiência de produção de energia solar. Ou seja, o seguidor solar altera por várias vezes a posição dos seus painéis solares durante o período do dia, seguindo o caminho da luz solar de modo a aumentar a produção de energia solar proveniente do sistema fotovoltaico

Um painel solar consegue captar a luz solar quer em céu aberto ou mesmo nublado, mas implementando a esse sistema um seguidor solar é possível aumentar a percentagem de catação de radiação solar direta conseguindo assim um aumento exponencial da produção de energia solar.

Clique aqui para saber tudo sobre Como Funciona: Energia Solar Fotovoltaica.

Vantagens dos seguidores solares fotovoltaicos

Falando de uma forma muito generalizada, comparando com um sistema solar fixo um sistema de seguimento solar consegue aumentar a captação de luz solar em cerca de 50% na época de verão e em cerca de 20% na época do inverno, no entanto estes valores podem ser diferentes tendo em conta a geolocalização do sistema.

Esta conclusão é facilmente percebida pelo que já foi dito porque com um seguidor solar o painel vai conseguir ter mais tempo de luz solar direta na sua matriz e como consequência um aumento de produção de energia solar. Veja o gráfico para perceber melhor:

grafico-produção-energia-solar com-seguidor-solar

Gráfico comparativo entre sistema solar fixo e um sistema com seguidor solar fotovoltaico

Uma outra vantagem deste tipo de sistemas é o facto de ser necessário menos espaço para gerar a mesma quantidade de energia. Tendo em conta que um sistema com seguidor solar consegue ter um aumento de captação solar na ordem dos 20% a 50% em comparação com os sistemas fixos, então, por dedução lógica um sistema com seguidor solar vai necessitar de menos painéis solares do que um sistema fixo sem seguidor solar, e por consequência, vai necessitar de menos espaço de instalação.

Outra vantagem muito importante é o facto de um sistema com seguidor solar conseguir entregar a potencia de forma mais uniforme. Isso pode ser visualizado no gráfico em que a curva do sistema fixo tem uma subida, um pico e uma descida ao contrario da curva do sistema com seguidor solar que é mais constante no período de tempo.

Desvantagens dos seguidores solares fotovoltaicos

Existem também algumas desvantagens nestes sistemas e a primeira que nos deparamos é logo no preço, pois estes sistemas ainda são um pouco caros devido à complexidade da tecnologia envolvida.

A sua instalação também vai requerer mais mão de obra e tempo aumentando como consequência os custos.

E por último temos de ter em conta a manutenção adicional exigida por este tipo de sistema que de igual forma ao enumerado acima a desvantagem é o custo adicional na manutenção.

Fonte: Portal Energia

logo_pet2