UFSC mostra ônibus elétrico movido a energia solar

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Marcopolo, Mercedes-Benz, Eletra e WEG mostra o projeto ônibus elétrico movido a energia solar, que está sendo exibido no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, que vai até o dia 3 no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

O conceito é montado sobre chassi Mercedes-Benz O500U elétrico, traz o sistema de tração elétrica de 200kW de potência, desenvolvido pela WEG, e o projeto de integração e tecnologia da Eletra, que alia um veículo de propulsão 100% elétrica a uma geração de energia realizada por meio de módulos solares fotovoltaicos integrados. O modelo da carroceria é o novo Torino com piso baixo (low entry).

Segundo o diretor de operações comerciais e de marketing da Marcopolo, Paulo Corso, um dos grandes desafios foi conciliar as dimensões e pesos da tecnologia elétrica e ao mesmo tempo melhorar o espaço para os passageiros.

“A Marcopolo trabalhou muito e conseguiu desenvolver uma carroceria que proporcionasse mais espaço, conforto e segurança para os usuários em relação a qualquer outro modelo, respeitando os limites de PBT. Estamos preparados para iniciar a produção em série imediatamente em nossa fábrica em Caxias do Sul”, declarou Corso.

O motor elétrico WEG trifásico 250 L tem 200/400 kW de potência e autonomia de até 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos cada. O projeto de integração e tecnologia da Eletra traz por sua vez baterias de tração tipo íons de lítio – energia de 128 kWh e tempo de recarga de 2,5 horas com carregador lento e de meia hora com carregador rápido. Com comprimento de 12,7 metros e capacidade para 37 passageiros sentados, o ônibus elétrico possui rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, sistema de ar-condicionado e pontos USB.

O projeto foi coordenado pelo professor Ricardo Rüther, da UFSC, e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI).

Fonte: Automotive Business

logo_pet2