Produção de gás natural aumenta 16% em novembro na comparação anual, aponta ANP

Comparando com o mês anterior, houve redução de aproximadamente 1,1%, causado por paradas para manutenção em algumas plataformas

A produção de gás natural no Brasil em novembro foi 91,7 milhões de metros cúbicos de gás natural, aumento de 16% frente ao mesmo mês em 2013. Em comparação com o mês anterior, houve uma redução de aproximadamente 1,1%.  A redução na produção em relação a outubro de 2014 deveu-se, em grande parte, a paradas para manutenção realizadas em algumas plataformas em novembro, explicou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em relatório publicado na última terça-feira, 6 de janeiro.

Ainda segundo a ANP, o aproveitamento do gás natural em novembro foi de 95,2%. A queima de gás natural em outubro foi de 4,4 milhões de metros cúbicos por dia, um aumento de aproximadamente 13,7% em relação ao mês anterior e de 16,2% em relação a novembro de 2013.

A maior parte da produção da gás foi proveniente de campos operados pela Petrobras. Aproximadamente 73,9% da produção de gás natural do Brasil foram extraídos de campos marítimos. O campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de gás natural, com uma produção média de 7,9 milhões de metros cúbicos por dia.

A ANP informou também que a produção total de petróleo no Brasil em novembro foi 2,358 milhões de barris diários, aumento de 13,3%.

Fonte: Canal da Energialogopet