Petrobras inicia exportação de energia elétrica à Argentina

Capturar

A Petrobras iniciou neste mês a exportação de energia elétrica à Argentina, em contrato que vai até 2018 – o valor não foi revelado. A transação será operacionalizada pela empresa Tradener, que vai comprar a energia no Brasil -da Petrobras e de outros fornecedores- e exportar à Argentina.

A empresa espera ganhar tanto com as vendas diretas ao país quanto com a comercialização de gás para usinas de terceiros que também integram o acordo.No primeiro envio, realizado na última terça-feira (5), a Petrobras participou com 213 MW médios.

Até agosto, deverão ser exportados 860 MW médios -o equivalente ao atendimento de uma cidade brasileira de 500 mil habitantes.

A energia virá de usinas termelétricas a gás natural da empresa, que hoje têm sobras de energia devido à queda do consumo no país e à melhora do nível dos reservatórios das hidrelétricas.

O envio direto de energia à Argentina já é previsto em casos de necessidade ou emergência, mas, com o atual excedente no Brasil, o governo discute propostas de acordos comerciais com o vizinho.

Fonte: Folha de São Paulologo_pet2