Pequeno dispostivo permite controlar gastos de energia elétrica na sua casa através do smartphone

Por mais que a conta de luz venha com várias informações sobre o consumo mensal em gráficos, tabelas e tudo mais, sem contar o famoso Selo Procel que se o dispositivo é um dos que mais gasta energia, a população em geral ainda não consegue saber com exatidão o quanto cada aparelho consome de luz elétrica e, assim, pode controlar melhor os gastos mensais de uma residência.

Pensando nessa grande utilidade, cientistas do MIT em parceria com a Marinha dos Estados Unidos desenvolveram um sensor capaz de monitorar o consumo de energia elétrica de cada dispositivo eletrônico de forma bem fácil e prática, sem a necessidade de mexer no relógio marcador, por exemplo.

“Já existem maneiras para monitorar o uso doméstico de energia, mas elas envolvem a contratação de um eletricista licenciado ou a utilização de um equipamento especializado”, explica Stephen Leeb, professor de engenharia do MIT.”

Aos curiosos de como essa “mágica” acontece, o aparelho conta com cinco sensores pequenos, do tamanho de selos, que ao serem instalados acima ou próximo de um dispositivo eletrônico conseguem identificar o consumo. Em seguida os dados coletados são enviados em tempo real para um aplicativo instalado no smartphone do usuário, que consegue saber se o tal aparelho é o grande vilão da conta de luz no final do mês.

Além disso, segundo os desenvolvedores, o mesmo também identifica se o dispositivos necessita de algum reparo técnico ou quem sabe até precise ser substituído, sendo uma ótima opção para aquele dispositivo que está ligado na tomada mas não ascendo ou funciona, por exemplo.

O aparelho ainda está em fase de desenvolvimento e não há informações se será lançado ao mercado para o público em geral. Vamos torcer que sim!

Fonte: Tudo celular

logo-pet