Light e Elster ampliam instalação de medidores inteligentes no RJ

Crédito: Divulgação

Serão mais 80 mil estações com o uso dos smart grids nas comunidades de Macacos, Alemão e Cidade de Deus

A Light deve ampliar para um total de 100 mil estações o seu sistema de infraestrutura avançada de medição. Desta vez, o projeto deve chegar às comunidades cariocas de Macacos, Alemão e Cidade de Deus. Os novos medidores inteligentes serão fornecidos pela Elster-  que no ano passado abasteceu com as primeiras 20 mil estações as áreas de Tabajara, Cabritos e Borel.

Os medidores da linha Elster Garnet e Dracon serão usados para estas 80 mil estações adicionais. O sistema possibilita a implantação de até 12 medidores de energia monofásicos em cada unidade. Os equipamentos são instalados no topo dos postes, próximos ao transformador, prevenindo os acesos não autorizados às unidades. “Estamos satisfeitos com a entrega em algumas das áreas de acesso mais difíceis do Rio de Janeiro”, comenta Geraldo Guimarães, vice-presidente para a América Latina da Elster Soluções Integradas.

Entre os benefícios que a Elster lista para o sistema com o uso das smart grids está a tecnologia de medição embarcada com funções como o autodiagnostico, que permite identificar alterações, fraudes ou operações irregulares que, caso ocorram, são imediatamente comunicadas à concessionária por meio de radiofreqüência e recursos de rede. Outra vantagem é a possibilidade de realizar medições, cortes e religações à distância.

Fonte: Jornal da Energia