FAPEMIG aprova projeto do Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF

O projeto intitulado “Conversor Estático para Maximização da Eficiência de Arranjos Solares Fotovoltaicos”, submetido ao Edital 15/2010 – Programa Primeiros Projetos – PPP, foi aprovado pela FAPEMIG. Estão previstas a aquisição de equipamentos para melhorar a infra-estrutura do Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF e a contratação de bolsistas de iniciação científica.

O objetivo principal do projeto é a construção e o controle de um conversor CC-CC “interleaved” para maximizar a eficiência da captação e transferência de energia em arranjos solares fotovoltaicos. A proposta também envolve avaliar o envelhecimento dos painéis solares fotovoltaicos decorridos praticamente uma década de operação, estudar o rastreamento de máxima potência pelo controle da tensão ou da corrente terminal do painel, investigar o desempenho do sistema utilizando um conversor CC-CA interligado à rede elétrica e reavaliar a conexão da planta ao sistema de distribuição de energia elétrica, verificando a aderência da conexão atual em relação à evolução da regulamentação de sistemas de geração distribuída.

A equipe é constituída por pesquisadores das áreas de Eletrônica de Potência e de Energia, pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFJF, mas que atuam em diferentes linhas de pesquisa que se complementam, em termos dos requisitos necessários para o sucesso deste projeto. Ela é composta pelos docentes André Ferreira, Pedro Barbosa, Henrique Braga, João Passos e o técnico administrativo em educação Israel Lopes.

O prazo de execução do projeto é de 2 anos, prevê a construção de um protótipo de 5 kW e a qualificação de pelo menos dois alunos de iniciação cientifica e um de mestrado para trabalhar em aplicações que envolvam energia solar fotovoltaica.

Fonte : http://www.ufjf.br/labsolar/