Energia solar ganha espaço no Brasil

Vencedoras de leilão de 2015 recebem autorização para instalarem painéis em 190 mil casas, no interior de Minas Gerais. 

A energia solar começa a ganhar destaque no Brasil. Um consórcio franco-canadense resolveu investir no país e operará quatro usinas solares no município de Pirapora, interior de Minas Gerais. A empresa foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As empresas EDF Energies Nouvelles, e a fabricante de equipamentos c se associaram e venceram o 7° Leilão para a Contratação de Energia de Reserva realizado em 2015.

Quando entrar em operação, as novas usinas terão capacidade para gerar 120 MW de energia, consumo equivalente ao de uma cidade com 190 mil residências. O complexo solar de Pirapora é o primeiro de grande porte instalado na Região Sudeste.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é obtida por meio da conversão da luz em eletricidade. E o seu desenvolvimento caminha a passos largos no Brasil. Em 2017, a Aneel liberou a comercialização desta energia na Bahia. Os complexos de Bom Jesus da Mata 1 e 2 e junto com a Lapa 1 e 2, foram liberados pela Aneel para atuar neste sentido.

Além da Bahia, a Aneel liberou a comercialização da energia elétrica nos parques Sobral 1 e Sertão 1, no Piauí. O total de energia produzida é de 60 MW.

Fonte: Sol Central

logo_pet2