Eficiencia Energética na Escola encerra atividades de 2013 com premiação para estudantes

IMG_4352O Seminário do projeto Eficiência Energética na Escola, promovido pelo Programa de Educação Tutorial Engenharia Elétrica da UFJF (Pet Elétrica UFJF), aconteceu hoje, quarta feira 06 de novembro de 2013, na faculdade de engenharia da UFJF durante a XXVI Semana da Engenharia. Alunos de escolas de ensino fundamental e médio de Juiz de Fora e região apresentaram projetos, desenvolvidos por eles mesmos, sobre a temática eficiência energética. Todos os trabalhos foram avaliados e os melhores, premiados com tablets.

O projeto Eficiência Energética nas Escolas é um projeto de extensão do Pet Elétrica UFJF em parceria com o CEFET de Leopoldina que visa mobilizar e conscientizar alunos do ensino fundamental e médio a sistematizar novas ideias que contribuam com melhorias ambientais e energéticas; e aproximar escola e universidade. Em sua terceira edição, o projeto contou com a participação de seis escolas, resultando em quinze trabalhos. Ao todo, mais de 120 alunos compareceram à Universidade Federal de Juiz de Fora.

O evento foi iniciado com uma palestra da Prof. Dra. Ana Silvia Santos do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Os visitantes também puderam conhecer laboratórios da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFJF enquanto os trabalhos eram avaliados. Uma pequena cerimônia de premiação encerrou o Eficiência Energética na Escola 2013.

Profa. Dra. Ana Silvia olhando os trabalhos.

Profa. Dra. Ana Silvia olhando os trabalhos.

“Os trabalhos promoveram discussões sobre lixo urbano e diversas formas de sua utilização, sobre o consumo de energia elétrica e formas possíveis para reduzi-los em nossas casas e ambientes de trabalho e também levaram temas sobre os combustíveis fósseis onde abordaram a necessidade de sua redução e formas simples de controlá-lo. Todas as equipes mostraram muita dedicação e enriqueceram a semana de engenharia trazendo muito conhecimento e novas ideias para “mudar o mundo” com pequenas atitudes.” disse Diego Carvalho, um dos avaliadores. Os melhores trabalhos foram das escolas E.E. Fernando Lobo, Colégio Imaculada Conceição – Leopoldina e Colégio dos Jesuítas.

De acordo com Mirele Luise Kollarz, coordenadora do projeto esse ano, “Coordenar um projeto como o Eficiência Energética na Escola é uma tarefa complicada e de muita responsabilidade. Mas depois de ver o quanto os grupos se empenharam nos projetos e o quanto todos do PET-Elétrica-UFJF, professores da Faculdade de Engenharia e até externos da UFJF colaboraram para que tudo desse certo no final é uma satisfação inexplicável!”

Trabalho de alunos do Colégio dos Jesuítas.

Trabalho de alunos do Colégio dos Jesuítas.

logopet (1)