Suíça lidera ranking mundial de eficiência energética

Usina nuclear de Leibstadt, localizada no norte da Suíça

Usina nuclear de Leibstadt, localizada no norte da Suíça

Suíça e vários países da Europa lideram o ranking mundial de eficiência energética, acesso aos recursos naturais e sustentabilidade ambiental, elaborado pelo Conselho Mundial de Energia (WEC, na sigla em inglês).

Suíça, Dinamarca, Suécia, Reino Unido e Espanha são os únicos cinco países que receberam a nota AAA, segundo o relatório do WEC, uma organização não governamental com sede em Londres, dedicada à questão energética por quase um século.

Os países avaliados foram classificados com letras por seu desempenho em três categorias: como conseguem seu abastecimento de energia, o quão acessível a energia é para a população e quanto de sua energia provém de fontes renováveis de baixa emissão de CO2.

O país latino-americano mais bem colocado foi a Costa Rica (ABB, 21º na lista), e o pior, a Nicarágua (DDD, 113º). O Brasil, que obteve a nota ABC, ficou na 34ª posição, atrás da Colômbia (AAC, 24º) e da Argentina (ABB, 26º).

Os Estados Unidos, que ocuparam o 15º lugar, obtiveram dois A por segurança e abastecimento de energia, mas C em termos de respeito ao meio ambiente, enquanto a China, com ADD, situou-se na 78ª posição, falhando no cuidado com o meio ambiente e no acesso à energia para todos.

O último do ranking foi o Zimbábue (DDD, 129º).

O relatório se baseou em entrevistas com mais de 50 funcionários de governo, bancos de desenvolvimento e especialistas internacionais de mais de 25 países, disse o WEC.

Estrategistas políticos entrevistados para o relatório pediram o desenvolvimento de mais políticas de energia e instaram a indústria energética a ajudar os países desenvolvidos a avançar para uma geração de energia sustentável.

O relatório foi divulgado três semanas antes do Congresso Mundial de Energia do WEC, que será realizado em outubro em Daegu, Coreia do Sul.

Fonte: InfoAbril                                                                                                                                                                                                                                                  logopet