Telha de vidro sueca aquece e produz energia solar

A SolTech Energy, empresa sueca especializada em energia solar, criou um sistema de aquecimento exclusivo feito de telhas de vidro, o Solartech.

O objetivo é que esse sistema possa substituir os modelos tradicionais feitos de concreto ou barro. Além da aparência, a tecnologia usa tubos de água ou de vácuo para o aquecimento.

As telhas com fendas de ar são instaladas sobre uma tela preta de nylon. A ideia é que a cor escura absorva o calor e faça o ar circular. Depois, esse ar é direcionado aos acumuladores para aquecer a água.

O Solartech consegue gerar até 350 kWh de calor por metro quadrado. Essa quantidade só varia conforme o ângulo de disposição das telhas, o clima local e a latitude da casa.

São três tipos de sistema de aquecimento: O Soltech Alpha, que consegue aquecer o ar; o Solar Sigma, para aquecer a água; e o Soltech Power, o sistema de geração de eletricidade de células fotovoltaicas.

Segundo a SolTech Energy, todos os sistemas têm a mesma concepção estética e vida útil, mas são adaptados para diferentes aplicações e edifícios. A garantia de funcionamento de todos é de até 40 anos. Portanto, além do custo operacional baixo, em pouco tempo o consumidor deve ter o retorno do investimento.

Fonte: Tecnologias Verdes

About these ads

Um comentário sobre “Telha de vidro sueca aquece e produz energia solar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s