O seu ambiente de interação sobre energia e tecnologia

Linha de transmissão de Belo Monte deve ter corrente contínua e alternada


O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou nesta terça-feira (23/08) após participar de evento em São Paulo, que o projeto da linha de transmissão de Belo Monte “está quase pronto”, e tem previsão de ser enviado para o Ministério de Minas e Energia neste semestre. O leilão deve acontecer na primeira metade de 2012.

O executivo adiantou que, depois de muitos estudos em torno do modelo a ser implementado nas linhas, muito provavelmente será feita uma escolha por usar a tecnologia de corrente contínua em um linhão que vai conectar a usina do rio Xingu à região Sudeste. Outro trecho, em corrente alternada, será puxado até o Nordeste.

Teles Pires
Segundo o presidente da EPE, o leilão da linha de transmissão que irá conectar a usina de Teles Pires à região Sudeste tem possibilidade de acontecer ainda neste ano.

A linha será toda construída em corrente alternada e tem 1,5 mil quilômetros de extensão, o que demandará investimentos da ordem de R$3,8 milhões. Além disso, conforme comentou o próprio Tolmasquim, está para ser publicada uma portaria interministerial que irá trazer diretrizes para agilizar o processo de licenciamentos ambientais no País, o que deve favorecer a implantação do empreendimento.

Fonte: Jornal da Energia


About these ads

2 respostas

  1. Clélia Andrade

    Estou interessada em ver o projeto físico do linhão – mais precisamente a linha que vai atravessar o Rio Amazonas na altura de Almeirim.

    setembro 2, 2011 às 4:47 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 4.153 outros seguidores